CEFET MG 2017 CURSOS TÉCNICOS GRATUITOS

Estudantes de Minas Gerais interessados em cursos técnicos gratuitos em 2017 encontram no CEFET MG vagas para diferentes áreas. Os cursos, de nível médio, são destinados a estudantes e egressos da educação básica pelo Centro Federal Tecnologia de Minas Gerais. As vagas são para cursos integrados, concomitantes e subsequentes, nas diferentes áreas, com início no primeiro ou segundo semestre de 2017.

Cursos CEFET MG 2017 Gratuitos 

CEFET MG 2017 CURSOS TÉCNICOS GRATUITOS

São mais de 4.400 vagas no CEFET MG 2017 para o processo seletivo para os cursos técnicos gratuitos. Podem participar do processo seletivo moradores do estado de Minas Gerais que atendam os requisitos de sua modalidade: para o técnico integrado, é preciso que o candidato tenha finalizado o ensino fundamental; para o concomitante, o candidato deve estar matriculado no 2º ou 3º ano do ensino médio em 2017; e para o subsequente, ter o ensino médio completo. 

CEFET MG 2017 Cursos Técnicos – Como Funciona?

Parte das vagas do processo seletivo CEFET MG 2017 é destinado para egressos de escola pública e para pessoas que se declararem baixa renda (com até dois salários mínimos). Os candidatos que não se enquadram na categoria da reserva de vagas, devem participar do processo seletivo para os cursos técnicos gratuitos CEFET MG nas vagas de ampla concorrência.

Ao todo, são 15 cursos técnicos gratuitos na capital Belo Horizonte, 3 em Contagem, 3 em Divinópoilis, 5 em Timóteo, 4 em Leopoldina e 4 em Araxá. Entre eles, o Técnico em Mineração, Controle Ambiental, Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores, Hospedagem, Química, Eletrônica, Eletroeletrônica.

Com duração de 2 e 3 anos, alguns cursos do CEFET Minas Gerais exigem estágio. Ele possibilita ao aluno conhecer o mercado de trabalho onde irá atuar profissionalmente. Quando o curso exige o estágio, o aluno precisa cumpri-lo para receber o diploma de técnico, ou o curso fica apenas como uma qualificação profissional. Com um diploma de técnico em mãos, as oportunidades no mercado de trabalho se ampliam.

Inscrições cursos CEFET MG 2017

As inscrições para o processo seletivo de alunos para as turmas de 2017 no CEFET MG ocorreram ainda em 2016. Em breve devem ser divulgadas as datas para a próxima inscrição.

Os alunos selecionados na primeira chamada devem fazer sua matrícula até o dia 8 de janeiro de 2017. Uma segunda chamada de selecionados será feita no dia 20 de janeiro, com período de matrícula de 25 a 26 do mesmo. A terceira chamado ocorre no dia 31 de janeiro de 2017 e o período de matrículas é nos dias 2 e 3 de fevereiro.

Para efetivar a matrícula os alunos devem ter em mãos:

– Formulário de Pré-matrícula devidamente preenchido, impresso e assinado

– Original e cópia do Certificado de conclusão e Histórico Escolar do ensino fundamental

– Original e cópia da Declaração de conclusão do ensino fundamental do candidato, caso o Histórico Escolar não tenha sido emitido

– Original e cópia da Declaração da escola de ensino médio atestando que o candidato está matriculado, pelo menos, na 2ª série do ensino médio (somente para os candidatos aos cursos da forma concomitância externa)

–  Original e cópia do Certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente (somente para os candidatos aos cursos da forma subsequente)

– Original e cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento

– Original e duas cópias da Cédula de Identidade

– Original e duas cópias do CPF

– Original e cópia da Prova de quitação com as obrigações do Serviço Militar para candidatos maiores de 18 anos

– Original e cópia do Título Eleitoral para candidatos maiores de 18 anos

– Duas fotos 3×4 recentes do candidato

– Original e cópia de um comprovante de residência em nome do candidato ou de um membro do grupo familiar (Por exemplo: Contas de água ou de gás ou de energia elétrica ou de telefone ou de fatura de cartão de crédito).

Para realizar a inscrição acesse o site http://proc.copeve.cefetmg.br/processos/2017_TEC , escolha o curso que deseja ingressar e escolha Cefet 2017.

Boa sorte!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *