CETAM – Cursos Gratuitos no Amazonas

O Centro de educação tecnológica do Amazonas (CETAM) abre as inscrições para diversos cursos que visam qualificar o profissional para o mercado de trabalho.

Em 2020 quem desejar adequar-se as exigências de trabalho poderá inscrever-se através do site nos cursos disponibilizados pela CETAM. Foram mais de 6 mil vagas e cerca de 77 cursos diferentes no ano de 2019 e esperasse que no ano seguinte tenha ainda mais oportunidades.

Para participar da inscrição é fundamental ter mais de 14 anos de idade e estejam cursando o ensino fundamental.

CETAM – Cursos Gratuitos no Amazonas

CETAM – O que é?

É um centro de educação tecnológica situado no Amazonas está intimamente vinculado com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de ensino (Seduc).

O CETAM promove capacitações para o mercado de trabalho ofertando cursos distintos na área técnica para moradores de Manaus na região urbana e também no interior.

O centro que está presente em 60 estados do Amazonas oferta cursos distintos que incluem inclusão digital, formação técnica e qualificação profissional.

Cursos Disponíveis CETAM AM

Os cursos para o ano de 2019 são de especialização técnica para nível médio e cursos de ensino técnico para Manaus e cidades do Amazonas.

Veja a lista a seguir dos cursos técnicos que foram oferecidos nos dois semestres de 2019 pela CETAM AM:

-Informática;

-Edificações;

-Eletrônica;

-Automação Industrial;

-Recursos pesqueiros;

-Enfermagem indígena;

-Naval;

-Saúde bocal;

Próteses dentárias;

-Massoterapia;

-Imobilizações ortopédicas.

A seguir temos a lista dos cursos de especialização técnicas que abriram vagas em 2019.

-Radiologia;

-Obstétrica;

-Neonatologia;

-Urgência e emergência;

-Artes gráficas;

-Microcontroladores.

Ainda teve vagas para os cursos de técnico em produção de moda, técnico em segurança e lojista. Para o ano seguinte demais cursos podem surgir, por isso é fundamental manter-se informado.

Requisitos para participar do curso

Os interessados devem seguir as seguintes condições exigidas pela CETAM para que seja possível participarem da seleção.

-Idade mínima de 14 anos para alguns cursos e 18 para os de especialização técnica;

-Ensino médio completo ou estar cursando o ensino fundamental;

-Para a Especialização técnica é necessário ter concluído o curso técnico anteriormente, não pode estar cursando outro curso a nível médio.

– Edital CETAM AM

As inscrições do edital abriram para o segundo semestre de 2019 no dia 23 de julho onde mais de 6 mil vagas de cursos gratuitos serão preenchidas através do formulário.

Os candidatos que tiverem interesse em participar dos próximos editais deverão atentar-se nos prazos de abertura do edital do ano seguinte. Ressaltamos que as vagas são para Manaus e por isso é fundamental ser morador da região.

O edital atende os seguintes objetivos:

-Inscrições abertas: as inscrições estarão disponíveis do dia 26 de agosto a 8 de setembro;

-Pagamento da taxa: a taxa de inscrição para quem não obteve a isenção deverá ser paga até o dia 9 de setembro;

-Cartões de confirmação de inscrição: os cartões serão divulgados entre 30 de setembro e 7 de outubro;

-Provas: as provas objetivas da CETAM para os cursos a nível técnico deverão ser realizadas no dia 20 de outubro de 2019;

-Divulgação do gabarito: dia 21 de outubro o gabarito estará disponível;

-Resultado do concurso: A CETAM irá disponibilizar os nomes dos classificados no dia 28 de novembro;

-Matriculas: as matriculas serão feitas no dia 20 de dezembro de 2019;

-Aulas CETAM: as aulas têm início dia 9 de março de 2020 em Manaus e dia 23 de março do mesmo ano no interior.

No edital é possível consultar os conteúdos que devem ser estudados pelos participantes. Entre as disciplinas estão a matemática, língua portuguesa, informática, biologia e química.

Ressaltamos que para algumas vagas, como por exemplo, o curso técnico em administração a prova será formada, apenas pela língua portuguesa e matemática.

No final do edital, estará disponível todas as matérias e conteúdo para a prova de cada curso, objetivando facilitar o estudo de acordo com o curso pretendido.

Documentos necessários

Para 2020 as vagas estarão disponíveis no primeiro semestre do ano e os documentos necessários para participação são os seguintes:

-Cópia do CPF e do RG;

-Comprovante de residência;

-Foto 3×4;

-Histórico escolar.

Esses são alguns exemplos, mas deve-se atender também as peculiaridades de cada curso e também a idade exigida.

Processo Seletivo CETAM AM

Para quem deseja ingressar no primeiro semestre de 2020 saiba que foi anunciado o processo seletivo na última segunda-feira. Estima-se que quase duas mil vagas estarão disponíveis e mais que a metade dessas vagas serão voltadas para o interior de Manaus.

A seleção será realizada por meio de prova objetiva no dia 20 de outubro de 2019 e as aulas iniciam no primeiro semestre do ano seguinte. Ao todo são 33 cursos técnicos e 8 de capacitação.

Inscrição CETAM AM

As inscrições são realizadas exclusivamente pelo site www.concursoscopec.com.br/concurso  onde o participante poderá acessar as diferentes etapas do edital.

Os interessados devem acessar o site no período da inscrição e candidatar-se. É fundamental que possuam os requisitos exigidos e separem os documentos necessários para que seja possível realizar a inscrição. Caso não haja disponível o curso que você deseja fazer no momento, aguarde que novas vagas poderão ser abertas e você poderá se inscrever.

Mas, lembre-se que é importante atender aos requisitos exigidos para poder se inscrever no curso. Fique atento para as datas de inscrições e faça a sua, pois com um mercado de trabalho tão competitivo, as melhores vagas são preenchidas por quem está realmente preparado. Com um bom curso você pode ser um desses beneficiados. Não deixe de fazer sua inscrição.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *