Curso NR10 online grátis

Felizmente, já podemos ver nas empresas e em alguns profissionais mudanças positivas com relação a postura de segurança, em trabalhos envolvendo eletricidade. A NR10 é o maior símbolo dessas mudanças, e ela faz parte das medidas de segurança estabelecidas pelo MTE.  Porém, não basta apenas existirem as leis, é fundamental compreender as normas regulamentadoras, justamente, para promover a proteção do trabalhador, prevenindo possíveis acidentes de trabalho.

curso nr10 online gratis

Certamente, se você é um profissional da área da elétrica, já ouviu falar muito em NR10, mas a verdade é que, mesmo já tendo ouvido falar, a maioria ainda ignora a sua real importância.

Na verdade, é fundamental que o profissional entenda muito bem o que é a NR10, e isso devido a necessidade de se conhecer os perigos da eletricidade e como se proteger de modo a evitar acidentes de origem elétrica.

Sobre a NR 10

Para quem não sabe muito bem do que se trata, ou tem dúvidas sobre sua importância, a NR10 é uma norma que tem como caráter regulamentar todos os serviços que envolvam eletricidade e seus riscos, além de garantir a saúde e segurança dos que estejam envolvidos direta e indiretamente nestas atividades e serviços.

Sua primeira publicação data de 1978 e, desde então, vem sendo reajustada de tempos em tempos, sendo que sua última atualização foi publicada pelo ministério do trabalho no ano de 2004, de lá para cá não sofreu mais nenhuma mudança.  

Entre as principais normas se destacam a obrigatoriedade de todos os profissionais que se envolvam com as atividade elétrica passarem por um treinamento de 40h (para o curso básico). 

Em que será apresentada a normas e suas características, e que no mínimo a cada dois anos esse mesmo profissional terá de passar por um reciclagem deste mesmo treinamento. 

Essa obrigatoriedade torna cíclico o processo de conscientização dos riscos da eletricidade para estes profissionais.

Mas, sem dúvida, a maior ferramenta de segurança implantada pela NR10 é o “direito de recusa”. 

Esse direito de recusa é a ferramenta legal que o trabalhador tem para não executar atividades em que não tenham sido tomadas as medidas necessárias que garantam segurança do mesmo no decorrer dos serviços e atividades.

A maior prova da efetividade da NR10 é o avanço na redução dos índices de acidentes e de mortes, decorrentes dos acidentes envolvendo eletricidade. 

E além de demonstrar o compromisso que as empresas vêm assumindo junto aos órgãos regulamentares e ao ministério do trabalho para reduzir os acidentes e, cada vez mais, garantir a melhoria na qualidade de vida de seus funcionários.

Onde fazer o curso

onde fazer curso online gratis

Com a obrigatoriedade dos profissionais e empresas se adequarem às normas da NR10, muitas instituições vêm oferecendo cursos, muitas vezes, até online e gratuitos, como é o caso do curso NR10 online grátis oferecido pela plataforma Cursos Rápidos Online.

Confira abaixo mais informações sobre o curso básico de NR10 grátis oferecido pela plataforma Cursos Rápidos Online.

Curso Básico de NR10 Grátis

O curso estabelece os requisitos e as condições mínimas da implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, garantindo a segurança e a saúde dos trabalhadores que interagem em serviços com eletricidade. 

Aplica-se as fases de geração, transmissão, distribuição e consumo nas etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades.

Metodologia de Ensino

O curso básico de NR10 grátis é aplicado totalmente Online, o aluno estudará em casa através de apostilas e, ao se sentir apto, o aluno poderá realizar uma avaliação, de Múltipla Escolha, contendo 10 questões, porém, para ser aprovado precisará alcançar média 6,0. Só após aprovado, então, poderá solicitar seu Certificado.

Objetivos do Curso de NR10

  • Ensinar métodos para garantia da segurança dos trabalhadores que interagem com instalações e serviços em eletricidade; 
  • Expandir os conceitos dos equipamentos de proteção; 
  • Qualificar a documentação das instalações elétricas; 
  • Apresentar os riscos que envolvem alta tensão.

Validades do Certificado

Após o curso de NR10, como já foi dito, o aluno poderá solicitar seu certificado, que tem validade em todo o país, e pode ser utilizado nas seguintes situações: 

  • Comprovação de Prova de Título de Educação Continuada;
  • Apresentar como Título em Concurso Público ou Processo Seletivo Simplificado, que ocorre nos Órgãos da Administração Pública na esfera Federal, Estadual e Municipal;
  • Ascensão de Cargo ou Carreira;
  • Horas extracurriculares em Faculdades;
  • Acrescentar ao seu Currículo e concorrer a mais e melhores Vagas no Mercado de Trabalho.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *