CURSOS GRATUITO CEFET RJ 2017

O CEFET Rio de Janeiro 2017 oferece para 2017 oportunidades em cursos técnicos grátis. São cursos profissionalizantes e gratuitos ofertados aos estudantes do estado do RJ que gostariam de fazer um curso técnico ainda durante do ensino médio, seja de forma integrada ou de modo concomitante.

São mais de mil vagas abertas pelo Centro Federal e Tecnológico do Rio de Janeiro para cursos com duração anual ou semestral. Para obter uma das vagas é preciso passar por um processo seletivo que consiste em prova objetiva e redação.

Cursos Gratuitos CEFET RJ 2017 – Conheça!

CURSOS TÉCNICOS GRATUITO RJ 2017 CEFET

O CEFET oferece para 2017 15 cursos técnicos gratuitos e presenciais no RJ. As vagas são ofertadas em unidades como a do Maracanã, campus Petrópolis, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Angra dos Reis e outros. Podem participar candidatos que vão ingressar no ensino médio ou que já o estejam cursando. Entre as opções de cursos técnicos estão o de Edificações, Meteorologia, Alimentos, Química, Turismo, Eletrônica, Automação Industrial, Segurança do Trabalho, Telecomunicações e Enfermagem.

Cursos Oferecidos no CEFET 2017 RJ 

Saiba mais sobre as duas modalidades em que os cursos são ofertados:

Curso modalidade integrada CEFET 2017 – nessa modalidade os cursos técnicos ocorrem pela manhã, tarde ou em período integral, junto com o ensino médio. A duração dos cursos varia. Em alguns, é de 4 anos mais 400 ou 460 horas de estágio profissional obrigatório. Em outros, 3 anos mais o estágio de 400 ou 600 horas. Para essa modalidade há vagas no Maracanã, Maria da Graça, Itajaí, Petrópolis/Centro, Valença, Nova Friburgo e Nova Iguaçu.

Curso modalidade concomitantes CEFET RJ 2017 – nessa modalidade os cursos ocorrem simultaneamente ao ensino médio. Há vagas apenas em Angra dos Reis, com cursos com duração de 3 anos. As aulas são ministradas no turno da tarde e os alunos devem ainda fazer um estágio de 400 horas na área de seu curso.

Alguns cursos do CEFET RJ exigem estágio. Isso ocorre porque algumas áreas exigem um preparo mais prático para o mercado de trabalho. Um exemplo de curso técnico que exige estágio é o de Enfermagem. Apenas aulas teóricas não capacitam o futuro profissional de forma adequada para começar a trabalhar na área e, por isso, também, é um curso com um período de duração de estágio maior.

O estágio possibilita ao aluno uma aproximação com a área prática profissional, onde depois de formado ele poderá atuar. Além dos conhecimentos específicos gerados pelo estágio, ele também auxilia no aprendizado das relações, como a convivência no local de trabalho.

A duração mínima do estágio é de 1 ano, mas pode se estender por mais um. Durante esse período o aluno é acompanhado por profissionais experientes, que farão uma avaliação do seu trabalho. O estágio é uma oportunidade de o aluno conhecer o dia a dia da profissão.

O diploma só é emitido depois da conclusão do estágio.

Inscrições CEFET RJ 2017 cursos gratuitos

As inscrições para os cursos técnicos CEFET 2017 RJ ocorreram ainda em 2016. O período de matrícula dos selecionados inicia a partir de 10 de janeiro, mas tem datas diferentes em cada uma das unidades. Se você foi selecionado confira no site www.cefet-rj.br/index.php/tecnico-2017 a data correta de sua matrícula no CEFET RJ.

Boa sorte!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *