Cursos Menos Concorridos do Sisu 2017

Com a divulgação da nota do ENEM feita recentemente pelo MEC, inicia o processo de busca por vagas nos cursos de graduação em universidades em todo o país. Para isso os estudantes precisam fazer a sua inscrição no Sisu e, por meio da plataforma, encontrar a vaga desejada. Ocorre que, assim como alguns cursos figuram sempre entre os mais concorridos, existem os cursos de graduação menos concorridos no Sisu 2017. Em alguns anos aconteceu, inclusive, de nem todas as vagas serem preenchidas.
Cursos menos concorridos do Sisu 2017

Inscrição para Cursos menos concorridos do Sisu 2017

O Ministério da Educação não costuma divulgar os cursos menos concorridos do Sisu. Usualmente, o que faz, é divulgar os mais procurados, onde aparecem cursos como medicina, direito, administração e pedagogia. Ocorre que o próprio candidato, na plataforma Sisu, ao examinar a nota de corte de diferentes cursos, em diferentes instituições, percebe quais são os menos concorridos.

Ainda que não haja uma informação oficial por parte do Ministério da Educação ou do INEP, os cursos menos concorridos no Sisu devem ser bastante semelhantes aos menos concorridos nos vestibulares tradicionais. Vale ressaltar que uma menor concorrência pressupõe uma menor procura por determinados cursos, ou seja, tratam-se de cursos de graduação que não despertam o interesse da maioria dos candidatos.

Confira os cursos de graduação com menor procura

Em 2016, na USP, ocorreu de alguns cursos não preencherem suas vagas com os candidatos inscritos pelo Sisu 2017. Foi o caso de cursos como engenharia agronômica, engenharia florestal, gestão ambiental e até mesmo odontologia. Em outros campus da universidade, algumas licenciaturas, e também engenharias, como de alimentos e biossistemas, e ainda zootecnia, também não completaram suas vagas.

Os casos da USP em 2016 podem ter sido exceções e não se repetirem agora em 2017, mas vale ficar de olho na nota de corte desses cursos e tentar garantir sua vaga.

Entretanto, entre os cursos que figuram como os menos procurados nos vestibulares brasileiros e, logo, também no Sisu, estão alguns nas licenciaturas, na área das artes, como música e teatro. Confira alguns desses cursos.

  • Biblioteconomia: esse é um curso pouco ofertado pelas universidades brasileiras, mas, quando o é, está entre os menos concorridos do SISU 2017. Talvez isso ocorra, também, devido a falta de conhecimento sobre o profissional da área. Na graduação de biblioteconomia o estudante se prepara para trabalhar em bibliotecas, arquivos e centros de documentação. Entre os temas estudados estão língua portuguesa, história, literatura e, em alguns cursos, até noções de contabilidade e marketing.
  • Física (licenciatura): as licenciaturas costumam aparecer entre os cursos menos concorridos. O desinteresse na área das licenciaturas se deve muito a falta de valorização profissional do professor, o que inclui a baixa remuneração. E, entre as licenciaturas, Física é um curso que aparece entre os menos procurados. O profissional formado nesse curso estará apto a dar aulas de física para estudantes do ensino fundamental e médio.
  • Música: não importa se música erudita ou popular, se é um curso de licenciatura ou bacharelado, Música está entre os cursos menos concorridos entre os candidatos que buscam uma vaga na universidade. As possibilidades para a baixa procura podem ser muitas, como a falta de perspectiva profissional na área artística e, também, pela dificuldade de acesso às vagas, já que muitas pedem, além da nota do vestibular ou do ENEM, uma prova prática.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *