Eja – Educação de Jovens e Adultos

Quantas oportunidades você perdeu por não ter o Ensino Médio completo? Muitas empresas exigem essa formação como requisito mínimo para ser contratado. E eu não só estou falando de escritórios chiques, mas também de empregos mais simples, como os da área de limpeza. A modalidade Eja, Educação de Jovens e Adultos, surgiu como uma ferramenta para que qualquer pessoa em idade mais avançada possa terminar os estudos. Neste artigo, você vai saber mais sobre isso.

Eja - Educação de Jovens e Adultos
Eja – Educação de Jovens e Adultos

Eja – Educação de Jovens e Adultos

A Educação para Jovens e Adultos beneficia pessoas adultas que não conseguiram estudar na idade convencional, não importando os motivos. Os mais velhos podem se lembrar do Supletivo, que hoje não existe mais. No lugar dele, foi posto o Eja.

Terminando o Ensino Médio, os adultos que participaram do Eja estão mais próximos de conseguir um emprego estável, com boa remuneração e poderão continuar seguindo em direção aos seus sonhos. O mais interessante é que o Ensino Médio não é desvalorizado — pelo contrário, é muito valorizado —, e, portanto, é uma educação permanente.

Como funciona

No método de ensino Eja, as aulas acontecem em módulos de seis meses, onde cada um deles equivale a um ano que não foi cumprido antes. Ou seja, se ficou faltando 4 anos de estudo, no Eja você estudará esses quatro anos em dois anos. As aulas vão de segunda a sexta, durando 4 horas por dia, como nas classes normais.

Quem pode fazer o Eja?

O Eja pode ser feito por qualquer pessoa que tem mais de 16 anos e cursou até o 5º ano do Ensino Fundamental. Você é uma dessas pessoas? Então, não perca tempo e comece a estudar no Eja.

Vagas e inscrição

É preciso se atentar à disponibilidade das vagas para então se inscrever. A oferta do ensino é gratuita, e são os estados que estão responsáveis pela regulação da Eja. Isso significa que não há uma única forma de certificar que o aluno concluiu o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. Na verdade, o método de certificação varia de estado para estado.

Se você quer saber como se inscrever, precisa ver com a escola onde quer estudar, pois apesar de o mais comum é as escolas pedirem os documentos pessoais e o histórico escolar — para certificar até onde a pessoa estudou —, podem pedir também documentos a mais. O ideal é consultar a escola para saber exatamente o que ela pede para a inscrição.

Você pode acessar o Site Oficial e conferir algumas informações complementares.

Certificado

Para certificar a pessoa, os estados podem oferecer exames ou então reconhecer escolas com a modalidade de ensino Eja que emitem esse certificado com validade. O exame que é possível ser feito para conseguir o certificado é o do Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, que é fornecido pelo Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Esse é o exame que vai certificar que o aluno concluiu o Ensino Fundamental e/ou o Ensino Médio.

Se você tem dúvidas sobre isso, pode procurar pela Secretaria de Educação da sua cidade, por essas secretarias são as que usam esse exame.

Você agora deve ter percebido que o Eja é uma modalidade de ensino de grande importância para pessoas adultas que não tiveram a chance de estudar ou abandonaram os estudos e resolveram recuperar o tempo perdido. Lembre-se da importância do estudo para que não só venham oportunidades cada vez melhores, mas também para que o conhecimento adquirido seja útil.

Espero que as informações que este artigo trouxe tenham sido úteis e agora você tenha ficado cada vez mais interessado na realização do Eja. É interessante recomendar o texto para pessoas que se interessem pela oportunidade de voltar a estudar e concluir o Ensino Básico. Obrigado por acompanhar o artigo e até mais!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *