Encceja INEP – Página do participante, Resultado, Inscrição

Você já ouviu falar do Encceja 2018? Trata-se de um programa para este ano — já houve edições passadas —, cuja sigla significa Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos. Não é nada menos que um exame que serve para avaliar e certificar as pessoas que querem terminar o Ensino Médio. Ou seja, você estuda para a prova do Encceja e, se aprovado, recebe o certificado de conclusão do Ensino Médio. A prova, mesmo sendo gratuita, só pode ser feita por jovens e adultos. Quer saber mais sobre a inscrição, a página do participante e o resultado do Encceja 2018? Acompanhe.

Encceja INEP
Conheça mais sobre o Encceja INEP 2018 e confira todas as informações do programa!

Encceja INEP 2018

O Encceja é uma prova organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o mesmo instituto que promove a prova do Enem. O Encceja avalia as habilidades e competências de quem participa, utilizando questões que, por assim dizer, você precisaria acertar para merecer o certificado.

Página do Participante e Inscrição

É na Página do Participante do Encceja 2018 que todos os candidatos podem verificar os pormenores da inscrição e as notas depois de serem divulgadas. Para acessar o site, você precisa entrar no Portal do Inep e abrir a página do Encceja, ou então basta clicar no link http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial, que vai mostrar três opções para você clicar. Você deve clicar na segunda, de nome “Página do Participante”, e preencher as informações que pedem para entrar na sua conta. Obviamente, você precisa ter feito a inscrição no mesmo site anteriormente.

Quando acontecerá a prova do Encceja 2018?

A prova do Encceja 2018 ainda não tem data para ocorrer, mas certamente acontecerão no segundo semestre de 2018. Apesar de os formatos da prova ainda não estarem definidos, o MEC — Ministério da Educação — provavelmente manterá as bases dos anos anteriores.

Isso significa que ainda não é possível saber quais disciplinas estão confirmadas para a prova, mas que é muito provável que a prova aconteça como as anteriores, isto é, com perguntas das seguintes matérias: Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências Naturais, Língua Estrangeira Moderna, Educação Física e Educação Artística, além de uma redação. Essas matérias são para conseguir um certificado do Ensino Fundamental.

Se você quer conseguir o certificado do Ensino Médio, provavelmente se deparará com perguntas das seguintes matérias: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, não se esquecendo, claro, da redação.

Resultado

O dia do resultado é bastante aguardado por aqueles que conseguiram realizar a prova e têm boas expectativas quanto a receber o certificado. Também não há ainda uma data específica para a publicação, mas deve acontecer mais ou menos em 10 dias depois da realização do exame.

É difícil ser aprovado no Encceja 2018?

A dificuldade é relativa, até porque vai depender do nível de dificuldade das perguntas. Mas, para você ser aprovado, precisa cumprir dois critérios. O primeiro deles é acertar no mínimo 50% das questões, e o segundo é não ter zerado na redação.

Posso participar novamente?

Você pode participar de novo se não for aprovado anteriormente, podendo tentar quantas vezes quiser. O importante é continuar tentando, estudando sempre, a fim de conseguir acertar um bom número de questões da prova do Encceja 2018.

Como se preparar para o exame

Se você está inseguro quanto ao estudo, pode se preparar com o material didático pedagógico que é disponibilizado eletronicamente pelo Inep para os candidatos. O material é composto por elementos introdutórios de estudo, volumes de orientação para professores e outros volumes específicos para os estudantes.

Tenho certeza que todas essas dicas de datas e estudo vão ser muito úteis na hora de se programar para o momento da prova e o resultado. Tenha uma boa sorte e até mais.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *