Enem – Saiba tudo sobre o Enem

Enem – Saiba tudo sobre o Enem e fique preparado para a prova deste ano. Se você pretende fazer uma boa faculdade e ter uma carreira de sucesso, ou até mesmo se você sonha em ser reconhecido profissionalmente, é muito importante que você realize a prova do Enem 2018. Essa é a sua primeira porta para o mercado profissional e para uma carreira de sucesso. Então, vale aproveitar que ainda há alguns meses para estudar e se preparar!

Enem – Saiba tudo sobre o Enem. (Imagem: Divulgação)

 Enem – Saiba tudo sobre o Enem 2018!

O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, acontecerá nesse ano nos dias 4 e 11 de novembro, e como muitos sabem, com a nota do ENEM é possível concorrer aos programas de ingresso ao Ensino Superior do Governo (Sisu, Fies e Prouni), por isso é muito importante tirar uma boa nota e obter uma boa classificação. E mesmo sendo concorrida, os benefícios dessa prova são inúmeros. Portanto, fique ligado nas dicas a seguir e saiba todas as informações úteis para a realização dessa prova!

Enem – Cronograma

Preste atenção ao cronograma do ENEM 2018 e se prepare para fazer uma boa prova! (Imagem: Divulgação)

O Enem é formado por muitas etapas ao longo do ano, e muitas pessoas ficam perdidas com os prazos e acabam perdendo a oportunidade de realizar a prova por falta de organização. Por isso, para te ajudar, fizemos um cronograma abaixo com todas as datas importantes desse processo daqui para frente.

Outubro 2018

Divulgação dos locais de prova (data a confirmar).

Novembro 2018

(04/11) – Aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias.

(11/11) – Aplicação das Provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias/ Matemática e suas Tecnologias.

(14/11) – Publicação dos gabaritos e cadernos de questões.

Janeiro 2019

Divulgação dos resultados individuais (data a confirmar)

Março 2019

Divulgação dos resultados treineiros (data a confirmar)

Divulgação dos espelhos de redação (data a confirmar)

Enem – Dúvidas frequentes!

Apesar de acontecer todos os anos ainda há muitas dúvidas referente as provas do Enem. (Imagem: Divulgação)

Como são determinadas as regras do Enem?

Existe um edital para cada edição do Enem. Nesse edital você encontra o detalhamento das regras, procedimentos e prazos do exame, tudo seguindo as diretrizes do Ministério da Educação nº 468. Além disso, você encontra as regras do Enem no documento da Portaria do Inep nº 586 e na Cartilha do Participante publicada dois meses antes da aplicação.

Quem pode fazer o Enem?

 Qualquer pessoa pode fazer o Enem! A única coisa que difere de uma pessoa para outra é a utilização dos resultados do Exame. Por exemplo, se você quiser utilizar os resultados do Enem para acesso à Educação Superior e aos programas governamentais, é necessário que você tenha mais de 18 anos no primeiro dia de aplicação do exame e que tenha concluído o Ensino Médio em ano anterior ao da edição do Exame.

 Qual o horário de aplicação das provas?

 No primeiro dia (04/11) o início da prova é as 13h30 com horário de término às 19h. Já no segundo dia de prova (11/11) o início também é as 13h30 com horário de término às 18h30.

O que fazer se algum problema logístico interferir na realização da prova?

Muito cuidado para não se atrasar no dia da prova! Saia com bastante antecedência. (Imagem: Divulgação)

 Se você se sentir prejudicado durante a aplicação do Exame, poderá solicitar a reaplicação em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação, 11 de novembro, na Página do Participante.

Posso levar o celular no dia da prova?

 Sim! Mas ao entrar na sala do exame ele deverá ser guardado desligado no envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador da prova. Essa regra é válida para todos os outros equipamentos eletrônicos que estiverem com você no dia. O envelope é lacrado e identificado por você antes de entrar na sala.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *