Matrícula Fácil 2020 Ensino Médio RJ

Os alunos da rede estadual de ensino do estado do Rio de Janeiro já podem fazer inscrição até o dia 04 (quatro) de dezembro para a primeira fase de Pré- Matrícula no site [www.matriculafacil.rj.gov.br], após escolherem a unidade de ensino onde iniciaram o ano letivo de 2020 (dois mil e vinte).

Os candidatos que não conseguirem escolher uma escola até o dia 04 (quatro) de dezembro poderão participar da segunda fase que acontecerá no mês de janeiro na semana do dia 23 (vinte e três de janeiro) até dia 27 (vinte e sete) de janeiro do ano de 2020 (dois mil e vinte), a segunda fase oferece apenas uma opção de escola e corresponde as vagas remanescentes nas unidades escolares do estado.

As matrículas de candidatos que optarem por uma unidade escolar na primeira fase até dia 04 (quatro) de dezembro, feverão ser realizadas a partir da primeira semana do mês de janeiro, nos dias 06 (seis) à 08 (oito) de janeiro, já os candidatos que fizerem a reserva de vaga no mês de janeiro terão até o dia 21 (vinte e um) de janeiro para fazer a confirmação.

Sistema Matrícula Fácil Para Todos os Estados e Municípios

O sistema Matrícula Fácil foi criada para a maioria das capitais brasileiras com o objetivo de facilitar a matrícula e transferência de alunos, a expectativa é que além de uma secretaria escolar onde os alunos possam consultar notas e fazer transferência, os sistemas das redes estaduais também integrem cursos de formação da Educação Distância.

Porém até este ano o sistema ainda não é capaz de integrar estados  para realização de matrículas, esta é uma das principais melhorias que deveriam ser implantadas, somente alunos das redes estaduais de ensino e alguns municípios do Rio de Janeiro com cadastro em suas escola podem solicitar a transferência de Unidade Escolar.

Os alunos da Rede Particular de ensino que necessitam de transferência para escolas do estado devem buscar uma Secretaria Escolar e fazer o cadastramento no sistema de educação do estado, esta iniciativa provoca mau uso do sistema para a maioria dos estados, já que é comum fazer matrícula em uma escola e depois solicitar a transferência antes do início do ano letivo.

Transferências Matrícula Fácil RJ

Os alunos que vão solicitar a transferência de escola de municípios do Rio de Janeiro podem consultar a Página Tire Suas Dúvidas do site Matrícula Fácil [ www.matriculafacil.rj.gov.br] para saber quais são os município que poderão solicitar transferência.

O período para reserva de vagas no site Matrícula Fácil RJ acontecerá no mês de janeiro com início no dia 27 (vinte e sete], as vagas serão liberadas na mesma data, o aluno poderá pedir a transferência e se houver uma unidade de ensino de seu interesse fazer a matrícula no mesmo dia. Veja, documentos necessários para matrícula:

  • Documento conclusão da série, se não houver histórico escolar é necessário solicitar a escola uma declaração de curso, este documento somente é válido até emissão do histórico escolar.
  • Certificado ou Diploma de conclusão do Ensino Fundamental;
  • Comprovante de Residência;
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Identidade (RG) do responsável menores de 18 (dezoito) anos de idade;
  • Comprovante de alistamento militar homens maiores de 18 (dezoito) anos de idade.

Formação Concomitante Ensino Médio RJ

Os alunos da rede estadual de Ensino Médio do Rio de Janeiro poderão optar a partir do ano letivo de 2020 (dois mil e vinte) pela  Formação Concomitante e escolher uma das escolas que oferecem o curso profissionalizante, são oferecidas vagas para curso profissionalizante de Administração.

O curso Norma Superior é destinado aos candidatos que já concluíram o ensino médio e desejam ingressar na carreira docente, desde o ano de 1998 (mil novecentos e noventa e oito) os cursos de magistérios que eram oferecidos em concomitância ao ensino médio passaram a denominar-se Cursos Normal Superior ou Cursos de Magistério do Nível Superior, a lei tem como objetivo a melhoria da educação no Brasil e que todos os professores brasileiros possuam curso superior.

Desta maneira o Curso Normal Superior também não deve ser chamado de Curso Subsequencial, é realizado em três anos e não em dois como na formação técnica profissionalizante. Os cursos de Formação Concomitante são aqueles que o aluno poderá concluir o Ensino Médio junto com a educação profissionalizante, no sistema Matrícula Fácil do Rio de Janeiro é possível realizar a reserva de vagas para unidades escolares que não possuem processo de admissão.

Faça Reserva da Vaga Matrícula Fácil RJ

Veja, passo a passo que preparamos de como fazer a reserva de vaga através do site Matrícula Fácil RJ:

  1. Digite no navegador o endereço Matrícula Fácil: www.matriculafacil.rj.gov.br.
  2. Clique na aba laranja Faça Inscrição.
  3. Preencha todas as informações necessárias, nome da mãe, rede escolar de origem, tenha os documentos em mãos para facilitar o preenchimento da ficha. Lembre-se que as informações declaradas na ficha de inscrição serão confirmadas durante a matrícula.
  4. Escolha também o turno que deseja estudar. Não esqueça de comparecer na unidade escolar escolhida de 06 a 08 de janeiro para realização da matrícula, solicite documentos necessários para matrícula na unidade escolar atual. Boa Sorte!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *