Matrícula Fácil 2020

A partir do ano de 2020 quem fizer matrícula na Secretaria Digital  poderá optar pela formação técnica profissionalizante, além de unir dados os sistemas de matrícula fácil utilizados pelas escolas públicas brasileiras também prevê a criação de cursos interativos através de plataformas de Educação a Distância (EAD).

Apesar de ainda não terem sido implantadas as Plataformas de Educação a Distância (EAD) devem melhorar a qualidade da educação pública brasileira, oferecendo oportunidades de cursos profissionalizantes, de línguas e outros que atualmente são disponíveis apenas por instituições particulares online.

Os cursos oferecidos pela Plataforma da Secretaria Digital são na modalidade concomitante e presenciais, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA),  a Secretaria Digital também oferece opção de aplicativo que pode ser baixado na Loja Google Play. Fique atento aos prazos de matrículas das escolas estaduais do seu estado!

Secretaria Digital

Faz tempo que o sistema da Secretaria Digital solicita melhores recursos para matrículas de alunos da rede regular de ensino, a nova gestão investe em um modelo de Educação Profissionalizante, com a opção de Cursos de Formação Concomitante disponível na nova plataforma da Secretaria Digital, além dos cursos de Ensino Médio e cursos profissionalizantes a Plataforma da Secretaria Digital também oferece oportunidades para Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Se você já é estudante da rede pública de ensino estadual basta seguir orientações do site do seu estado para logar na Plataforma da Secretaria Digital, mas se ainda não está matriculado na rede estadual ou deseja pedir transferência da rede particular para a rede estadual de ensino, deve solicitar cadastro de dados na secretaria escolar, é só ir até uma escola da rede estadual e informar a necessidade de transferência após preenchimento da ficha cadastral pelo secretário escolar o aluno poderá utilizar a Secretaria Digital para fazer a transferência.

Veja, documentos necessários para o cadastramento na Secretaria Digital:

  • Comprovante de Endereço;
  • Cédula de Identidade (RG);
  • Certidão de Nascimento do Estudante.

Quando Começa as Inscrições na Secretaria Digital?

Apesar do novo sistema da Secretaria Digital ser muito mais rápido do que no modelo anterior, as escolas necessitam de um prazo que corresponde ao levantamento das vagas para cada série, por isso é necessário aguardar conselho de classe e finalização de processo de avaliação para oferece novas vagas, desta maneira o Sistema Matrícula Fácil da Secretaria Digital não funciona por tempo indeterminado e é necessário aguardar período de matrícula que é divulgado no site da Secretaria Digital de cada estado.

Os alunos que tiveram que pedir transferência na rede estadual de ensino do estado de São Paulo tiveram até o dia 31 (trinta e um) de outubro para fazer a reserva de vaga através do sistema Matrícula Fácil da Secretária Digital. Neste mês de novembro estão sendo realizadas as rematrículas dentro das Unidades de Ensino Estadual.

Quem não fizer rematrícula na escola onde está matriculado no ano letivo de 2019 (dois mil e dezenove) deverá buscar uma nova escola para continuar o ano letivo de 2020 (dois mil e vinte).Por isso o site da Secretaria Digital e Aplicativo estarão disponibilizando vagas para os alunos que não efetivarem a rematrícula, caso ocorra necessidade os alunos também poderão buscar vagas através da Secretaria Escolar.

Para quem perdeu o prazo no estado do Rio Grande do Sul (R.S) veja as novas datas para realização da rematrícula:

  • Site SEDUC-   Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissionalizante:   Até 17 de Janeiro.
  • Site SEDUC- Educação de Jovens e Adultos (EJA):  Até 22 de Janeiro.
  • Na Secretaria Escolar- Ensino Fundamento, Ensino Médio e Educação Profissionalizante:  De 27 de Janeiro a 07 de Fevereiro.
  • Na Secretaria Escolar- Educação de Jovens e Adultos (EJA): De 03 a 14 de Fevereiro.

Faça Sua Matrícula no Site da Secretaria Escolar

Veja, Passo a Passo!  

Para fazer a matrícula ou transferência através do site Secretaria Digital, basta fazer login com o Registro do Aluno (RA) e utilizar senha cadastrada, ou a data do nascimento, após logar no sistema você terá acesso a uma lista com nome das escolas pertencente ao município e estado, escolha aquela mais próxima de você e faça sua matrícula.

  1. Digite no navegado o endereço do site da Secretaria Digital, no estado de São Paulo existe vários endereços que dão acesso as informações da Secretaria Digital, pode ser o SEDUC, GEDAE ou Secretaria Digital.
  2. Através do Link Matrícula Consulta Pública do Estado de São Paulo é possível fazer login através do RA e data de nascimento: www.sed.sp.educacao.gov.br/consultapublica.
  3. No Link Consulta de RA você sabe qual o número do Registro do Aluno, informando Nome da Mãe e Data de nascimento: www.sed.sp.educacao.gov.br/consultara.
  4. Após fazer login no site, confirme e atualize todos os dados cadastrados, é importante manter endereço residencial atualizado. Agora Faça Sua Matrícula!

Lista de Escolas

No site da Secretaria Digital do estado de Pernambuco [ www.matricularapidape.gov.br] é possível fazer uma busca das escolas que oferecem vagas, não é preciso fazer o login na Página Lista de Escolas o aluno esolhe o Município, Bairro, Turno e Curso e após pressionar o botão Buscar tem acesso as escolas mais próximas e com vagas no turno solicitado.

Em outros estados como São Paulo a Lista de Escolas só pode ser acessada após login na página, para isto é necessário que o aluno tenha o Registo do Aluno (RA), após a escolha de uma das escolas com vagas dentro da região onde deseja estudar o aluno prossegue com a reserva e solicitação de vaga, a efetivação da matrícula garante o acesso a série e unidade escolhida para o próximo ano letivo.

Apesar de parecidos os sistemas de Secretaria Digital dos diferentes estados e municípios brasileiros não possuem ligação, por isso se ocorrer necessidade de transferência de um estado para outro ou mesmo de uma escola da rede estadual para uma escola da rede municipal é necessário que o aluno faça um cadastramento pessoalmente em uma secretaria escolar.

Como Fazer Transferências de Escolas

No estado de São Paulo os alunos da Rede Particular que desejarem solicitar transferência para uma escola da Rede Estadual  deverão ir até uma escola da Rede Estadual, pode ser a mais próxima de sua residência,  munidos de RG, Certidão de Nascimento e Comprovante de Residência para cadastramento na Secretaria Digital.

Após o cadastramento dos dados do aluno é possível fazer uma busca de escolas dentro do ambiente virtual da Secretaria Digital, e assim que surgir uma vaga de interesse do aluno, deve ser reservada através do sistema Matrícula Fácil e após efetivação da matrícula o aluno poderá ingressar no ano letivo de 2020 (dois mil e vinte).

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *