Matrícula Fácil Nova Iguaçu 2020

As inscrições para o ano letivo de 2020  Ensino Fundamental II, Médio e Educação Profissionalizante da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro e município de Nova Iguaçu já estão abertas desde 05 (cinco) de novembro, os interessados em fazer reserva de vaga devem entrar no endereço eletrônico [www.matriculafacil.rj.gov.br] e escolher a instituições de ensino próximas a sua residência.

Matrícula Fácil Nova Iguaçu

Para o ano letivo de 2020 o site oferece vagas para Ensino Médio Regular e Educação Profissionalizante, os candidatos que optarem por uma instituição de ensino profissionalizante poderão realizar curso de formação concomitante o integrado ao ensino médio, saiba neste artigo qual a diferença entre as modalidades de cursos profissionalizantes oferecidas e instituições localizadas no município de Nova Iguaçu que oferecem cursos profissionalizantes.

Além dos cursos profissionalizantes o site Matrícula Fácil RJ também dispõe de opções para Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (E.J.A) destinado as pessoas que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade certa e Formação Inicial Continuada (F.I.C) os cursos de Formação Inicial Continuada (F.I.C) também são destinados aos candidatos a partir de 18 (dezoito) anos de idade que não concluíram o Ensino Médio na idade certa, é possível realizar um curso profissionalizante junto aos módulos do E.J.A.

Inscrições para Formação Regular e Fundamental II

Os candidatos que fizerem inscrição até o dia 04 (quatro) de dezembro deverão aguardar até o dia 20 (vinte) de dezembro para que a escola escolhida confirme a disponibilidade da vaga e acompanhar status da inscrição no site Matrícula Fácil [www.matriculafacil.rj.gov.br], após a confirmação a matrícula deve ser realizada pessoalmente na Unidade de Ensino escolhida entre os dias 06 (seis) e 08 (oito) de janeiro.

  1. Até 04 de Dezembro Inscrições Online e Reserva de Vagas;
  2. 20 Verificar Status da Inscrição no Site Matrícula Fácil;
  3. 06 a 08 de  Janeiro Matrícula.

Novo Ensino Médio e Educação Profissionalizante

Na Modalidade Educação Profissionalizante os candidatos poderão optar pelo formação concomitante em Administração de Empresas, na modalidade Formação Concomitante o aluno deverá cursar o Ensino Médio alternado a Formação Técnica Profissionalizante.

O Novo Ensino Médio oferece como opção para os candidatos a educação regular a escolha entre uma das Áreas Tecnológicas da base Curricular Comum ,  Educação Profissionalizante, além da Formação Articulada em Centro de Línguas. Veja, as escolas que oferecerão Curso Profissionalizante e de Língua Inglesa no município de Nova Iguaçu:

  • CIEP General Osório- Curso Técnico de Administração de Empresas;
  • CIEP Carlos Drummond de Andrade- Curso Técnico de Administração de Empresas;
  • CIEP Carlos Drummon e Centro de Línguas- Formação Articulada Intercultural Brasil e Estados Unidos;
  • CIEP Aurelio Buarque de Holanda- Curso Técnico de Administração de Empresas;
  • CIEP Maximo Gorki- Curso Técnico de Administração de Empresa.

Formação de Jovens e Adulto (EJA)

Na Modalidade Formação de Jovens e Adultos (E.J.A) o Matrícula Fácil oferece opções para de Formação Inicial Continuada (F.I.C) para quem deseja continuar concluir o Ensino Médio juto com a formação profissionalizante, a Formação Inicial Continuada (F.I.C) e Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (E.J.A) é destinada às pessoas com mais de 18(dezoito) anos de idade que não concluíram o Ensino Médio.

A Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (E.J.A) também é destinada aquelas pessoas maiores de 16 (dezesseis) anos de idade que não concluíram os estudos na idade certa, o site oferece vagas para os módulos correspondentes ao 6°, 7°, 8° e 9° ano do Ensino Fundamental II, é necessário verificar a disponibilidade de horários e vagas na página Lista de Escolas.

Veja, escolas com vagas disponíveis da Formação Inicial Continuada (F.I.C) e Educação de Jovens e Adultos (E.J.A):

  • CIEP Cândido Augusto Ribeiro Neto ( E.J.A- Noturno- Módulo II);
  • Instituto Educacional Rangel Pestana ( E.J.A- Noturno- Módulo II);
  • CIEP Aurélio Buarque de Holanda (E.J.A- Noturno- Módulo I);
  • Centro de Educação Dom Adriano Hipólito ( E.J.A- Noturno- Módulo I);
  • Centro de Educação Jardim Alvorada ( E.J.A- Noturno- Módulo I);
  • Centro de Educação Yonne Maria Siqueira ( E.J.A- Noturno módulo I);
  • CIEP Vereador José Lopes Araujo- Formação Inicial Continuada ( F.I.C- Horário Integral);
  • CIEP São Teodoro- Formação Inicial Continuada (F.I.C- Horário Integral);
  • CIEP Cacilda Becker- Formação Inicial Continuada (F.I.C- Horário Integral);
  • CIEP Professor Juarez Antunes- Formação Inicial Continuada (F.I.C- Horário Integral e E.J.A Módulo I- Noturno);
  •  CIEP Mahatma Gandhi ( E.J.A- Noturno- Módulo I);
  • CIEP Ministro Salgado Filho- Formação Inicial Continuada ( FIC- Horário Integral).

Passo a Passo Matrícula Fácil RJ

Faça Suam Inscrição Online 

  1. Para iniciar sua inscrição é necessário entrar no endereço ou site Matrícula Fácil RJ, o endereço foi criado para esclarecer dúvidas e facilitar o processo de matrículas para as escolas estaduais do Rio de Janeiro, este ano será possível realizar pré-matrícula para o Ensino Médio Profissionalizante Curso Técnico de Administração em escolas da rede estadual. Digite no navegador do computador o endereço do site Matrícula Fácil R.J.: www.matriculafacil.rj.gov.br.
  2. Para consultar a Lista de Escolas é possível entrar na página “Lista de Escolas”, clique na aba verde água, escolha o município e série, o sistema mostrará uma lista com todas as vagas disponíveis, na aba verde água “Lista de Escolas” também é possível saber as escolas que oferece acessibilidade para deficientes físicos.
  3. Caso tenha alguma dúvida consulte a aba azul “Tire Suas Dúvidas”, nesta página estão descritas informações sobre a usabilidade do site e municípios que oferecerá a Modalidade Educação de Jovens e Adultos (E.J.A), além de outras informações pertinentes ao Matrícula Fácil 2020.
  4. Para fazer inscrição clique na aba laranja “Faça Sua Inscrição”, tenha todas as informações a mão para preenchimento rápido da ficha, nome do candidato (aluno), filiação e escola de origem. Após realizar o preenchimento da ficha de inscrição, escolha uma escola para ingresso no ano letivo de 2020.
  5.  Pronto! Agora é só aguardar e verificar status da inscrição no dia 20 de dezembro.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *