Plataforma Freire 2017 Inscrição, Como Fazer o Cadastro

Os professores da rede pública de ensino que procuram por uma formação em curso superior de licenciatura devem ficar atentes à Plataforma Freire. Estarão disponíveis inscrições pela Plataforma Freire 2017 de cursos de licenciaturas para professores que dão aula na rede municipal e estadual de ensino, seja no ensino fundamental ou no ensino médio. É pré-requisito para a inscrição que o professor não possua formação superior nem em licenciatura nem em bacharelado.

Plataforma Freire MEC 2017 – Cursos a Distância EAD

Plataforma Freire 2017 Inscrição

Em 2016 a Plataforma Freire ofertou mais de 100 mil vagas em cursos superiores de licenciatura para serem preenchidas por professores da rede pública do país que precisavam de formação profissional. As aulas ocorrem de forma presencial em todos os estados do Brasil e também para a Graduação à distância UAB, por meio da Rede Universidade do Professor, um plano de cursos desenvolvido pelo Ministério da Educação.

Os cursos e vagas são publicados pela Plataforma Freire, indicando as vagas por estado e instituição de ensino superior. É também na plataforma que ocorrem as inscrições dos candidatos.

Os professores interessados realizam a inscrição e fornecem as informações necessárias. Essas informações são avaliadas e, se validadas pelas secretarias de educação municipais e estaduais, podem ser acessadas pelas instituições de ensino superior. Essas instituições, por sua vez, verificam a relação de professores classificados e fazem o registro dele como aluno. Todo esse processo ocorre via Plataforma Freire, que é um sistema do Ministério da Educação, gerenciado pela Capes. 

Cursos Plataforma Freire 2017

A Plataforma Freire possibilita que professores de todo o país tenham a oportunidade de fazer um curso superior em licenciatura. São oferecidos os seguintes cursos:

  • Licenciatura em Biologia
  • Licenciatura em Matemática
  • Licenciatura em Física
  • Licenciatura em Geografia
  • Letras/Português
  • Licenciatura em História
  • Licenciatura em Química
  • Licenciatura em Ciências
  • Em 2017 as vagas abertas devem ser em três categorias diferentes:

Primeira Licenciatura: para professores sem curso superior

Segunda Licenciatura: para professores que já possui uma licenciatura, mas dão aulas em disciplinas diferentes da sua formação

Pedagogia: destinado a professores com formação superior, mas não em cursos da licenciatura.

Os cursos têm duração de quatro anos. 

Inscrição na Plataforma Freire 2017

Em breve devem estar abertas as inscrições na Plataforma Freire 2017 para os cursos gratuitos de licenciatura para os professores da rede pública de ensino.

Outra oportunidade para os professores é o Parfor – Plano Nacional de Formação de Professores. Ele também oferece cursos gratuitos para a primeira licenciatura, a segunda licenciatura ou ainda para a formação em pedagogia. As inscrições abrem no primeiro semestre de 2017.

Mais informações sobre as vagas ofertadas aos professores de forma gratuita podem ser acessadas no portal do Mec, em http://freire.capes.gov.br/.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *