Plataforma Freire 2018 – Inscrições

A Plataforma Freire 2018 é uma rede de ensino que atualmente recebe candidaturas para o Profic, Programa de Formação Inicial Continuada para Professores da Educação Básica. São cursos gratuitos de especialização como esse que fazem com que o ensino brasileiro fique melhor e mais acessível. Para realizar sua inscrição, basta seguir as instruções que apresentaremos neste artigo. Acompanhe.

Plataforma Freire

Plataforma Freire 2018

A Plataforma Freire 2018 tem um funcionamento parecido com o Currículo Lattes, já que também possui uma base de currículos onde cada professor cadastra o seu para disputar uma das vagas de cursos de especialização do Profic. Infelizmente, as inscrições para este ano já foram encerradas, mas assim que for aberto um novo período de inscrição você poderá ver a atualização do post neste site.

Inscrição Plataforma Freire

Para ficar mais habituado com o site, a seguir você encontra o que você precisa para fazer o seu cadastro na Plataforma Freire 2018. Você deve entrar no site https://sso.capes.gov.br/sso/oauth?response_type=token&redirect_uri=https://freire2.capes.gov.br/auth&realm=2&client_id=freire.capes.gov.br&scope=&state=capes_oauth e acessar o seu cadastro. Caso ainda não tenha feito um, pode clicar em “Solicitar cadastro”, para assim realizar a inscrição.

Para fazer o cadastro, você precisa dos documentos e informações do número do CPF, nome da mãe, data de nascimento e um e-mail válido, que você utiliza e tem acesso. É importante usar um e-mail que você sabe a senha, pois o sistema da Plataforma Freire 2018 enviará um link para o seu e-mail, possibilitando que você confirme a inscrição e valide uma senha. Depois de a inscrição estar concluída, você já está pronto para se candidatar a um dos cursos disponíveis.

Quais são os cursos gratuitos disponíveis para os professores?

Abaixo, você encontra uma lista que contém todos os cursos de especialização que ficaram disponíveis para os professores no último processo seletivo da Plataforma Freire. Dê uma olhada:

  1. Primeira licenciatura (curso para professores que não possuem formação superior);
  2. Especialização em Educação Infantil (curso para docentes que querem se especializar nessa etapa de escolaridade básica);
  3. Especialização em Matemática (curso para professores que já dão aula dessa disciplina nas últimas séries do Ensino Fundamental e querem se especializar);
  4. Especialização em Língua Portuguesa (curso para professores que já ensinam Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e querem se especializar);
  5. Especialização em Alfabetização (curso para professores com licenciatura e que já atuam nos primeiros anos da educação).

É bem possível que esses mesmos cursos estejam disponíveis no próximo período de inscrição da Plataforma Freire. Portanto, fique atento a qualquer novidade sobre isso no nosso site, para que você tenha conhecimento sobre as datas de inscrição o mais cedo possível. Obrigado por acompanhar o artigo e até mais!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *