Portal do Aluno SENAI | Cadastro, Como acessar
|Quem estuda ou está buscando prosseguir nos estudos sabe que a tecnologia pode ser uma grande aliada. Afinal podemos acompanhar melhor o conteúdo, ter contato com professores e colegas e também ter acesso a documentos e a serviços que possam facilitar nossa vida. E claro, o SENAI também não é exceção a essa regra e oferece diversas funcionalidades através do Portal do Aluno.
Se você quer saber quais são elas e também como acessar, você está no lugar certo:
Atente-se aos nossos tópicos:
Portal do Aluno SENAI
O portal do aluno serve para o processo de rematrícula, solicitação de segunda chamada de prova, solicitação de aproveitamento de Estudos e Experiências Anteriores (quando desejamos verificar a equivalência de disciplinas), acesso ao histórico escolar, assim como acesso as notas do semestre e o número de faltas. Também é possível ter informações referentes a eventos importantes assim como avisos ao aluno.
Vale lembrar que a disposição de funcionalidades e serviços do Portal do Aluno SENAI pode variar de acordo com o curso que o aluno estuda e também o método de ensino adotado pela instituição.
Como se cadastrar no Portal do Aluno SENAI?
É importante dizer que cada pólo estadual oferece instruções diversas a respeito do Portal do Aluno, portanto é preciso dizer que talvez nem todas as instruções funcionam da mesma maneira para todos os portais SENAI. Sendo assim o tutorial pode apresentar algumas divergências.
Para acessar o Portal do aluno e poder utilizar os serviços oferecidos, você deverá seguir alguns passos. Para tanto vamos utilizar o portal do SENAI SP para esse passo a passo:
1 – Acesse a página do SENAI do seu estado – http://www.sp.senai.br/
2 – Selecione a “Área do Aluno”, localizado à direita da sua tela.
3 – Clique na opção “Não tenho acesso: o que fazer?”
4 – Clique em “registrar senha” para começar o cadastro de sua senha pessoal
5 – Digite seu CPF no campo solicitado e aguarde as instruções de sua tela para registrar sua senha pessoal.
Pronto!
Caso ainda reste dúvidas, você deverá solicitar informações junto a secretaria de sua unidade escolar SENAI.
Esqueci minha senha
Caso você tenha esquecido sua senha para realizar o login, você deverá seguir outras etapas. Lembrando que ainda estamos tomando como base o portal do SENAI SP para esse tutorial:
1 – Acesse a página do SENAI do seu estado – http://www.sp.senai.br/
2 – Selecione a “Área do Aluno”, localizado à direita de sua tela.
3 – Clique na opção “Esqueci Minha Senha”.
4 – Digite o número do seu CPF no campo correspondente e siga as demais instruções de sua tela.
Caso o processo não tenha funcionado e você não tenha recuperado seus dados de acesso, solicite auxílio a secretaria de sua unidade escolar SENAI.
Sobre o SENAI
O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) é um um sistema estruturado em base federativa e funciona como instituição educacional que atua em diversas frentes, atuando desde a educação de menores para o trabalho e a formação de técnicos e tecnólogos industriais, até a realização de treinamentos ágeis e rápidos, destinados a adultos.
O SENAI trabalha com cursos de aprendizagem industrial, cursos técnicos, faculdade, pós-graduação e cursos livres, e a modalidade de ensino variam de acordo com o curso escolhido, assim como a possibilidade de conquistar bolsas de estudos.
Caso esteja interessado em estudar no SENAI é preciso manter-se atento aos processos seletivos. Nesse caso é preciso acessar o site do SENAI de seu estado e verificar os editais disponibilizados para acesso. Os editais são liberados um dia antes da abertura de inscrições, portanto lembre-se de visitar o site e verificar quais as orientações da instituição e também quais os critérios e requisitos mínimos para a disputa por vagas.