PRONATEC Manaus AM

O programa Pronatec é conhecido pelos brasileiros por conta das oportunidades trazidas pelo mesmo. Nesse artigo vamos aprender um pouco mais a respeito do Pronatec Manaus AM e saber quais os requisitos, cursos oferecidos e realização da inscrição para esse programa governamental.

PRONATEC Manaus AM

Os jovens do Amazonas desfrutarão do programa PRONATEC 2020 que abrirá suas inscrições para cursos gratuitos em todo o estado e principalmente em Manaus.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego é uma iniciativa do governo Federal que qualifica jovens e adultos para o mercado de trabalho. São centenas de vagas gratuitas anualmente para pessoas de baixa renda que desejem realizar os cursos disponíveis.

O programa que existe desde 2011 em Manaus está disponível em outras cidades da região amazonense e tem o objetivo de incentivar os jovens de família pobre a dar continuidade nos estudos e dessa forma capacita-los para a concorrência trabalhista que existe atualmente.

Com o mercado de trabalho de Manaus expandindo serão necessárias mais mão de obra qualificada e dessa forma nota-se o quanto os cursos técnicos são fundamentais para ajudar na formação dos moradores da região.

– Requisitos PRONATEC Manaus

Para se inscrever no Pronatec Amazonas é preciso estar de acordo com as exigências do programa. Confira abaixo essas exigências.

-Estudante que estejam cadastrados em programas de transferência de renda como por exemplo o Bolsa Família;

-Estar estudando ou ter concluído o ensino médio em escola pública;

-Estar estudando ou ter concluído o ensino médio em escola particular na condição de bolsista;

-Não concorre a vaga quem tiver realizado dois cursos pelo programa no mesmo ano;

-Renda mensal familiar de 2 salários mínimos;

-Ser estudante do EJA.

Essas são algumas das exigências do programa para quem deseja candidatar-se aos cursos ofertados para 2020. Outras condições podem ser necessárias de acordo com a opção de curso desejada.

Vale recordar que alguns cursos são distintos para determinadas faixas etárias e consideram a mesma como requisito mínimo de ingresso no curso.

– Cursos Gratuitos PRONATEC Manaus

São muitos os cursos oferecidos pelo Pronatec que podem oportunizar os jovens de baixa renda a qualificar-se para concorrer a uma vaga no mercado de trabalho. Confira quais cursos são os mais procurados para o ano de 2020.

-Técnico em estética;

-Técnico em farmácia;

-Técnico em análises clinicas;

-Técnico em Edificações;

-Técnico em eletrônica;

-Técnico em redes de computadores;

-Técnico em panificação;

-Varejo;

-Técnico em meio ambiente;

-Idiomas.

Esses são os principais cursos do Pronatec para o ano de 2020, mas muitos outros vão abrir vagas. É importante salientar os níveis dos cursos para que os participantes possam optar pelos cursos pretendidos.

-Nível I: na modalidade de cursos técnicos nível I temos os cursos de duração máxima de um ano e meio. E para realizar essa modalidade é necessário ter concluído o ensono médio.

-Nível técnico II: com a duração máxima de um ano essa categoria é para os candidatos que ainda não concluíram os estudos.

-Curso profissionalizante: são os que têm uma duração menor e destinam-se a todas as faixas etárias independente dos níveis de estudo.

São diversas vagas para atender diferentes áreas do conhecimento, desse modo quem prefere a área da saúde ou serviços tecnológicos poderão se candidatar e as demais áreas de atuação também estarão com as inscrições abertas.

– Inscrição PRONATEC Manaus

As inscrições podem ser feitas de modo virtual através do endereço eletrônico e posteriormente as matriculas devem ser realizadas presencialmente na unidade cadastrada, confira a seguir.

Siga o passo a passo abaixo e realize a sua inscrição para o Pronatec Manaus 2020. 1. clique aqui (http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/);

  1. Preencha o formulário com os seus dados pessoais;
  2. Escolha a instituição para qual deseja se inscrever e selecione qual o curso pretendido de acordo com a instituição e por último envie o cadastro.

Vale lembrar que para inscrever-se para o Pronatec Manaus AM o candidato deve residir no local e atender os requisitos exigidos pelo programa.

– Documentos para Matrícula

Quem for aprovado na seleção deverá dirigir-se a instituição cadastrada e levar com sigo os seguintes documentos:

-RG e CPF;

-2 fotos 2×4;

-Histórico escolar se estiver estudando;

-Comprovante de residência atualizado;

-Caso o estudante seja menor de idade deve apresentar o CPF e RG do responsável;

-Auto declaração de baixa renda;

-Se tiver concluído o ensino médio apresente o comprovante de termino do ensino médio.

Com esses documentos realizará a sua matricula no Pronatec Manaus 2020. Caso a unidade necessite de algum outro comprovante o candidato será informado e poderá apresenta-lo posterior ao início das aulas se esse for o caso.

Benefícios do programa Pronatec

O programa que garante muitos benefícios aos seus participantes é bastante requisitado por jovens e adultos de diferentes faixas etárias. Confira na sequência quais são esses benefícios.

-Cursos gratuitos em várias áreas;

-Continuidade aos estudos para indivíduos de família baixa renda;

-Cursos profissionalizantes que podem ajudar o candidato a ingressar no mercado de trabalho rapidamente;

-Facilidade no acesso a diferentes níveis dos cursos técnicos;

-Alguns cursos podem disponibilizar vale transporte aos alunos.

Esses são as principais vantagens de fazer um curso técnico pelo Pronatec. Pode-se destacar também que os cursos são rápidos e a maioria tem duração máxima de dois anos, por isso auxiliam as pessoas a exercer uma profissão com maior responsabilidade e eficiência.

Resumo

o artigo com função informativa trouxe aspectos importantes sobre os cursos do Pronatec, bem como informações sobre o próprio programa.

Esse texto foi constituído com o objetivo de ajudar pessoas de baixa renda a ter acesso a essa informação e se prepararem para o ingresso no programa no ano de 2020.

A partir de algumas condições expostas aqui é possível confirmar se você possui os requisitos exigidos para candidatar-se e os documentos necessários para a matricula dos cursos.

Com a leitura desse texto ficou evidente a importância do curso e do programa para os brasileiros e especialmente para o povo de Manaus que deseja aprofundar seus conhecimentos para melhor atender as expectativas trabalhistas da região.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *